Abuendia Peixoto Pinto

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase na Lingüística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: linguagem, tecnologia, ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores.

Resumo da apresentação:

A CONEXÃO LEITURA-ESCRITA NO PROCESSAMENTO DISCURSIVO E O AGIR DO PROFESSOR

Abuêndia Padilha Pinto (UFPE)


Nas três últimas décadas, os problemas e os aspectos relevantes ao ensino e ao desenvolvimento da leitura-escrita vêm sendo exaustivamente investigados desde as primeiras fases do letramento até a apreensão de habilidades de compreensão e de produção de gêneros textuais diversificados. Esses inúmeros questionamentos têm sido analisados tanto da perspectiva cognitiva como da perspectiva das práticas discursivas em contextos socioculturais e históricos. No entanto, tais estudos têm enfocado mais nas informações sobre o ensino do que no seu conteúdo e no papel do professor ao planejar e executar as atividades de ensino. Em vista do exposto, este estudo busca apresentar os aspectos cognitivos e afetivos envolvidos na leitura-escrita, a interação entre os participantes (leitor e escritor) que modulam o discurso e os papéis do professor e do aluno nas práticas discursivas em contextos socioculturais e históricos. Trata-se, portanto, da proposição de um desafio. Um desafio que não reside apenas nas crenças dos professores, na natureza da leitura-escrita ou no modo de ensiná-las. Reside, sim, nas crenças dos alunos, na sua motivação para a aprendizagem e na construção de uma atitude positiva em relação a essas habilidades, que dependem do agir do professor. Esperamos que esta apresentação, com enfoque na aprendizagem colaborativa, possa contribuir para que o agir do professor na conexão leitura-escrita possibilite a formação de alunos autônomos e reflexivos.

Palavras-chave: Leitura-Escrita, Ensino-Aprendizagem, Agir do Professor