Émerson de Pietri (USP)


Possui graduação em Letras (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Lingüística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Educação da USP/SP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa; formação de professores.
Resumo da apresentação:
As tecnologias de informação e a produção textual na escola.
Emerson de Pietri (FE/USP)
Ferramentas digitais que permitem criar e integrar conteúdos interativos, utilizando-se de recursos de texto, áudio e vídeo, oferecem importante material de apoio ao professor e alteram os modos de apropriação didática. As novas tecnologias de informação tornam acessíveis ao professor estratégias de mediação editorial que fundamentam a produção de textos escritos e orais em função de práticas letradas diversas. Ampliam, desse modo, as possibilidades de atuação sobre a materialidade textual: 1) ao viabilizar que sejam realizadas em contexto escolar práticas que se constituíram historicamente com base nas possibilidades oferecidas pela imprensa; 2) ao possibilitar o desenvolvimento de práticas de produção textual que considerem as relações oral/escrito com base em relações discursivas intergenéricas.