Vilson J. Leffa (UCPEL)






Vilson J. Leffa doutorou-se em Lingüística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é professor da Universidade Católica de Pelotas. Foi duas vezes presidente da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (ALAB). Tem pesquisado na área de leitura, produção textual e política do ensino de línguas estrangeiras. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior. No Brasil publicou o livro Aspectos da Leitura: Uma Perspectiva Psicolingüística (1996) e organizou vários outros: Autonomy in Language Learning (1994), O ensino da leitura e produção textual ; alternativas de renovação (Com Aracy Pereira em 1999), As palavras e sua companhia ; o léxico na aprendizagem (2000), O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão ( em duas edições: 2001 e 2006), A interação na aprendizagem das línguas (em duas edições: 2003 e 2006), Produção de materiais de ensino: teoria e prática (2003) e Pesquisa em Lingüística Aplicada : temas e métodos (2006) . Organizou também o CD-ROM Textos em Lingüística Aplicada (TELA), em três edições (2000, 2003 e 2006). Mais recentemente concentrou-se no estudo das novas tecnologias no ensino de línguas, incluindo o computador e o ensino a distância.
Resumo da apresentação:
O espaço de ação do professor com as novas tecnologias de aprendizagem: possibilidades e desafios

Vilson J. Leffa

Resumo:
A expansão das novas tecnologias, incluindo o computador e a Internet, tem afetado os mais diversos setores da atividade humana. A área da educação, vista por alguns como uma bastião de resistência às tentativas de mudança, tem também cedido à força dessas transformações. O objetivo da apresentação é mostrar como o impacto dessas tecnologias tem afetado o trabalho do professor, não só apresentando novos desafios, mas também ampliando as possibilidades da ação docente para além das quatro paredes da sala de aula. As tecnologias tornam a linguagem líquida, provocando um dilúvio de informação que invade todos os espaços disponíveis, ampliando as relações e ligando as inteligências. No mundo dos blogs e wikis, da autoria colaborativa e redes sociais, todos somos ao mesmo tempo leitores e autores. O texto tradicional se transforma em texto multimodal e evolui para objeto de aprendizagem, redimensionando espaço e tempo. Num mundo de imagens, sons e vídeos, não somos apenas espectadores, mas também produtores; as imagens e vídeos que criamos estão no Orkut e no YouTube, distribuídos para o mundo inteiro. Tudo isso afeta o trabalho do professor, de um lado potencializando seu agir, dando-lhe uma importância que muitas vezes nem ele reconhece, mas de outro também impondo novos desafios que precisam ser vencidos com novas aprendizagens.